segunda-feira, 10 de novembro de 2008

tutorial - flash e o microcontrolador "Arduino"

sketchCode

tutorial - flash e o microcontrolador "Arduino" |


Introdução



Este breve tutorial tem como objectivo demonstrar como podemos criar interacções entre o software "adobe Flash" e o micro-controlador "Arduino".

Para tal efeito criei um "movie clip" com alguns botões que permitem ligar/desligar um LED conectado à placa.


São necessários 4 requisitos técnicos:


1 - Prévia programação do micro-controlador "Arduino". Este, per si, enviará informações via USB através de uma porta de série.

Destaco os seguintes recursos: Standart FIRMATA 334; Stephen Wilson.



2 - Servidor "Serial Socket". Este servidor colecta a informação da porta de série e envia através da rede. Geralmente o SSS (serial socket server) é utilizado para comunicação em qualquer software (flash, processing, etc.).
recomendo este Serial Server "serproxy". (É necessário configurar alguns parâmetros. Lêr atentamente o ficheiro "readme"). É muito robusto, rápido e permite o envio e recepção de informação.


3 - Biblioteca Flash Socket. Código em ActionScript para conexão e interpretação de informações vindas através da rede socket. Este tutorial serve-se da biblioteca as3Glue .
Outros exemplos de bibliotecas:
"arduino.as Actionscript class v1";
"SS6 Serial Server".


4 - O movie em Flash da sua autoria capaz de criar interacções bidireccionais entre o micro-controlador e o software.


Materiais necessários:


1 - LED




"Arduino"




Montagem:





Instruções:

1 - Conectar o micro-controlador à porta de USB do computador. De seguida, fazer o upload do código Standart Firmata para o micro Arduino.

2 - Montar o LED no pino 13. Ter em atenção que a extremidade mais comprida do LED deve ser ligada ao pino 13 e a outra ao ground (GND) da placa.

3 - Abrir o ficheiro serproxy.cfg e ajustar as configurações de acordo com a sua máquina.

ex:
comm_baud = 57600
net_port4 = 5334
Poderá obter estas informações em "hardware settings" do windows.

4 - Abrir a aplicação serproxy.exe. Ficará assim disponível enviar e receber informações entre o Arduino e o CPU.

5 - Abrir o adobe Flash e configurar Actionscript 3.0 Settings por forma a reconhecer o caminho da biblioteca as3glue.

ex: "edit/preferences/ Actionscript 3.0 settings" - Introduzir o caminho onde está situada a respectiva biblioteca "as3Glue"


6 - Abrir o ficheiro "adobeFlash_arduino_LED.fla, crtl+Enter para compilar o ficheiro...


7 - Pode agora interagir com o LED :).


Recursos deste tutorial [+]






Vídeo / demonstração:




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