sexta-feira, 8 de maio de 2009

Lançamento do OpenOffice.org 3.1.0

A Comunidade Portuguesa do OpenOffice.org anuncia hoje a disponibilidade da versão portuguesa do OpenOffice.org 3.1, em simultâneo com as outras versões oficiais. Graças a uma colaboração entre a Sun Microsystems Portugal e a Escola Secundária Augusto Cabrita, e no âmbito de um protocolo de colaboração entre o Ministério da Educação, esta versão portuguesa foi sujeita antecipadamente a todos os testes de qualidade e está disponível para download em todo o mundo, quer no site oficial htttp://www.openoffice.org quer no site português http://pt.openoffice.org
.
Este facto demonstra o crescente empenhamento da sociedade portuguesa numa alternativa credível e de qualidade para uma ferramenta de tratamento de texto, folha de cálculo, apresentações, desenho, e base de dados para utilização pessoal e empresarial.

A versão 3.1 do OpenOffice.org é uma actualização significativa para a aplicação líder mundial em produtividade de escritório (Office) de código aberto. Desde que a versão 3.0 do OpenOffice.org foi lançada em Outubro passado, mais de 50 milhões de downloads foram registadas a partir do site oficial do OpenOffice.org. Lançado em mais de 90 línguas e disponível gratuitamente em todas as principais plataformas de computadores, o OpenOffice.org 3.1 parece destinado a bater este recorde.

A Comunidade do OpenOffice.org tem estado a ouvir os seus utilizadores. Estes foram convidados a votar nas características "mais desejadas", e o resultado já ajudou a moldar este novo lançamento. Esta nova versão inclui também um mecanismo opcional que permite que os utilizadores informem a equipa de desenvolvimento sobre como é utilizado o OpenOffice.org

A maior mudança (meio milhão de linhas de código!) e a mais visível é a renovação da qualidade gráfica do OpenOffice.org . Os mais técnicos denominam-na de "anti-aliasing" - os utilizadores normais apreciarão a melhor qualidade gráfica de todas as imagens. As melhorias estendem-se a outras mudanças mais subtis, como a forma como as imagens são mantidas enquanto estão a ser arrastadas, a forma de destacar as selecções de texto, e a adição da capacidade de sobrepor linhas a texto ("sobrelinhar"..) .

As características principais desta versão incluem:

Processamento de texto
* Melhorias nos comentários: os comentários respondidos são apresentados como "conversas"
* Maior integração do verificador gramatical
* Numeração de destaques dentro de parágrafos para documentos complexos

Folha de cálculo
* Dicas para fórmulas, com novas e melhores fórmulas disponíveis
* Melhoria nos ordenamentos
* Remoção de estrangulamentos ao desempenho
* Cursor deslizante de tamanho de imagem adicionado à barra de estado
* Mudança de nome de folhas com clique duplo

Gráficos
* Posicionamento flexível dos eixos para os utilizadores científicos e educativos
* Gestão flexível dos pontos de dados "não existentes"

Apresentação
* Botão de tamanho dos caracteres

Base de Dados
* Destaque da sintaxe SQL
* Implementação mais fácil de aplicações macro

Internacionalização e Localização
* Melhor suporte para escrita bidireccional
* Suporte a novas línguas

O OpenOffice.org também tem agora um melhor dispositivo de controlo de acesso em simultâneo a ficheiros , permitindo aos utilizadores partilhar arquivos com segurança em ambientes multi-plataforma.

"O OpenOffice.org 3.1 demonstra que estamos a ouvir os nossos utilizadores, e que graças ao empenho de longo prazo dos nossos apoiantes, podemos investir o tempo e esforço necessários para fazer mudanças significativas no software, "disse John McCreesh, líder de Marketing do OpenOffice.org. "O OpenOffice.org tem todas as características que os utilizadores querem, é fácil de usar e gratuito. Apelamos a todos para que o descarregam e o experimentem ainda hoje."

Download
O OpenOffice.org 3.1 está disponivel para download gratuito a partir de
http://pt.openoffice.org ou de http://download.openoffice.org

Guia de novas funcionalidades
http://www.openoffice.org/dev_docs/features/3.1/index.html

Corrector ortográfico e dicionário de sinónimos português
http://pt.openoffice.org/download/dics.htm

Sobre o OpenOffice.org
A Comunidade OpenOffice.org é uma equipa internacional de voluntários e empresas, incluindo a fundadora Sun Microsystems, a Novell, a Red Hat, a IBM, a Google e a Red Flag, que desenvolvem, traduzem, apoiam e promovem a suite de produtividade de código aberto OpenOffice.org.
O OpenOffice.org usa o OpenDocument Format, uma norma internacional (ISO/IEC 26300 ), bem como os formatos de arquivos clássicos, como os do Microsoft Office. Está disponível nas principais plataformas de computação em mais de 90 idiomas.
O software OpenOffice.org é fornecido sob a licença “Lesser GNU Public Licence” (LGPL), e pode ser utilizado gratuitamente, para qualquer propósito, privado ou comercial.

O OpenOffice.org em Portugal
A Comunidade Portuguesa do OpenOffice.org conta com a colaboração de vários voluntários, e das empresas Caixa Mágica Software, Intraneia e Sun Microsystems.
Mantém um sítio em língua portuguesa: http://pt.openoffice.org
Pode ser contactada através do e-mail: marketing@pt.openoffice.org
ou através do seguinte endereço:
Edifício Espanha, Rua Soeiro Pereira Gomes, lote 1, 8º F, 1600-196 Lisboa

terça-feira, 5 de maio de 2009

casemods-que-sao-obras-de-arte

Mundo Tecno

Casemod são modificações no gabinete, feito por pessoas que gostam de personalizar seu computador para ficar mais bonito, atraente. Às vezes pode ser feito também em periféricos, como mouse, teclado, monitor… O fato é que alguns exageram na dose, criando verdadeiras obras de arte.

O site Computer Plus reuniu 60 modelos bem diferentes, que se destacam dos Casemods que costumamos ver. Vejamos alguns exemplos:


Esse realmente é fã do Digg


Cuidado aonde pisa!


O Bender (não o do futurama, o do blog) deve adorar este


O melhor de todos, na minha opinião


Que nojeira!

Confira todos o modelos no Computer Plus. É diversão garantida!

Gostou do assunto? Alguns links legais:
Aprenda a fazer seu casemod
Tutorial casemod
Casemod BR
Spon (loja especializada em vender acessórios para casemod)

PC em forma de bola desperta curiosidade na web

Uma das fotos exibidas no site mostra o
Uma das fotos exibidas no site mostra o "Pc mundo"

Um microcomputador no formato de uma esfera - nome mais chique da conhecida bola - despertou atenção de usuários de listas de discussão na Internet. Seria um lançamento? Onde poderia ser comprado? A equipe da Magnet intensificou buscas por repositórios japoneses e descobriu que a engenhoca, criada pela empresa "Zero Eight O´Nine" (www.0809.jp) era de fato um lançamento em... 2002.

» Mais fotos do "PC bola"
» Veja casemods inusitados
» Dez gabinetes modificados
» PCs imitam Doom III e moto

O processo de fabricação da esfera era artesanal e os consumidores poderiam optar por diferentes cores e padrões: desde um "discreto" verde-limão até uma reprodução do mapa-múndi. Havia também uma opção de revestimento em alumínio.

O fabricante oferecia quatro opções diferentes de configuração de hardware. As placas-mãe eram as VIA EPIA Mini ITX, de baixo consumo de energia e com dimensões reduzidas, o que facilitou a fabricação do curioso computador. Os processadores também eram fabricados pela VIA Technologies com clocks de 800, 933 e 1.000 MHz, com barramento de placa de vídeo AGP e opções de micros com CD-ROM ou até gravadores de DVD.

Os micros da Zero Eight O´Nine podem ser considerados os precursores dos casemods - a arte de personalizar as máquinas. No Brasil existe um site especializado no assunto (http://www.casemodbr.com/) e até profissionais que trabalham exclusivamente na customização de gabinetes, os "casemodders".

Magnet

Terra

Electrónica

Donde Vem

Downloads

Murros no Estômago

Tecnologia IG Brasil

Baixaki - Downloads

Technow