sexta-feira, 24 de outubro de 2008

Iniciação à soldadura em estanho

Electrónica - Esquemas - TV - Áudio - Digital

A soldadura é a base de todas as aplicações em electrónica porque permite uma ligação eficiente entre os componentes e os condutores.
A soldadura em estanho consiste em cobrir dois contactos de estanho permitindo uma ligação estanque entre ambos.

O processo é manual, exige alguma prática mas uma vez dominada os princípios nunca mais se esquecem.

Ferro de Soldar, Soldador

O ferro de soldar é o componente que funde o estanho, permitindo por isso a correcta ligação entre os conductores.
Um dos factores importantes do soldador é a durabilidade, geralmente são compostos com uma ponta que aquece por efeito de uma resistência electrica ligada ao sector.

No mercado e para efeitos desoldadura de componentes electrónicos existem dois fgrandes tipos de soldadores:

  • Tipo Lápis - é um ferro de soldar clássico, na imagem um ferro de 30W é comum para utilizações frequentes quando existe a necessidade de executar várias soldaduras.
ferro de soldar a estanho
  • Tipo Pistola - é utilizado maioritariamente quando se necessita de efectuar uma soldadura esporádica, quase todos incluem um transformador que produz alguma interferencia electro-magnética.

ferro de soldar a estanho - Pistola

Existem no entanto ferros de soldar tipo pistola profissionais, este tipo de ferros normalmente têm grupos de resistência isolados com cerâmica, permitindo funcionamento permanente a potências baixas 20W-30W aumentando rapidamente em caso de necessidade.

Suporte do soldador:

Existem vários tipos de suportes, o suporte tem como função base isolar o ferro de locais e objectos que possam sofrer danos quando sujeitos a temperaturas 250ºC-350ºC.
Alguns suportes têm acessórios de limpeza de resíduos, esponjas por exemplo, que se destinam a limpar as áreas de contacto de resíduos de soldaduras anteriores.

Suporte ferro de soldar a estanho

A soldadura consiste em unir as partes a soldar de maneira que se toquem ficamdo cobertas com uma camada de estanho fundido que, uma vez arrefecido, constituirá uma verdadera união electrónica

  • Tensão: A maioria dos ferros funcionam directamente no sector 110/220V. Entretanto, a baixa tensão (por exemplo 12V ou 24V) é geralmente valor comum de uma estação de soldadura.
  • Potência: Tipicamente, podem ter uma avaliação de potência entre 15-25 watts, suficiente para a maioria de trabalho. Uma potência mais elevada não significa que o ferro fique mais quente - simplesmente meios que há mais calor de reserva para lidar com as junções com uma área maior. Isto depende em parte da ponta do ferro. Deve-se no entanto considerar a utilização de um ferro de maior potência quando se pretende fazer um trabalho contínuo maior, uma vez que um ferro de maior potência não arrefece tão rápidamente.
  • Anti-estática: Se pretende soldar directamente componentes sensíveis à electricidade estática (CMOS, MOSFET) é conveniente ter um ferro de soldar não indutivo, e anti-estáticos de protecção ligados ás áreas junção (uma ligação a uma linha terra é na maior parte dos casos suficiente, se ligada directamente à zona da soldadura).
  • Controlo de temperatura: Os modelos mais baratos não têm controlo de temperatura, os modelos com controlo de temperatura estão normalmente acoplados a estações de soldadura. Se possui um ferro com aquecimento resistivo pode fazer e adaptar um circuito de controle de temperatura
  • Estações de soldadura: As estações de soldadura têm normalmente controlo de temperatura através de um LCD, a algumas executam as duas funções, soldam e removem a solda.

A Solda

A solda que geralmente chamamos de solda de estanho, na realidade não é composta apenas por estanho. A composição da solda varia a mais comum é composta aproximadamente por 60% de estanho e 40% de chumbo. A percentagem de estanho pode aumentar, aumentando por isso a qualidade da solda.

Solda de Estanho
Temperatura da solda

Para electrónica e montagem de circuitos, a solda mais utilizada é a que vem em fios de 0,8 a 1,2 mm de espessura e com proporção de estanho-chumbo de 60/40.

Antes de efectuar uma soldadura deverá assegurar-se de que:

  • A ponta do ferro deve estar limpa.
Limpeza do ferro soldar
  • Que os contactos a soldar devem estar limpos, sem impurezas e ou óxidos.

Limpeza componentes antes soldadura
  • Que o ferro tem a potência e ou temperatura adequada para o que se vai soldar .

Após a verificação e ou limpeza dos componentese do ferro, aquece os objectos que vão sofrer a soldadura de uma forma uniforme, encostando o ferro a ambos, geralmente em menos de 3 segundos ambos ficam com temperatura adequada para proceder à soldadura, dependendo da massa de ambos os objectos.

Soldar componentes electronicos
Colocando Solda
Solda nos componentes electronicos

Para soldar os componentes coloque solda directamente

sobre os objectos aquecidos evitando tocar directamente na ponta do ferro. A solda ao aquecer fica no estado semi-liquido preenchendo os espaços vazios, unindo as duas peças a soldar.

Retirar a solda, retirar o ferro de soldar, deixar que a solda arrefeça naturalmente.

Nunca soprar directamente sobre a soldadura, soprar produz o que se chama soldaduras frias que vão estalar mais tarde.

A solda deve ser colocada em contacto directo com o componente electrónico a soldar e as pistas.

Colocação solda

Soldaduras Correctas

  1. Mínimo
  2. Óptimo
  3. Excessivo

Boa soldadura electrónica


Soldaduras Incorrectas

  1. Má soldadura do material a soldar
  2. Má soldadura da placa
  3. Má soldadura do material e da placa


Má soldadura electrónica

Sem comentários:

Electrónica

Donde Vem

Downloads

Murros no Estômago

Tecnologia IG Brasil

Baixaki - Downloads

Technow