Electrónica - Esquemas - TV - Áudio - Digital
A soldadura é a base de todas as aplicações em electrónica porque permite uma ligação eficiente entre os componentes e os condutores.
A soldadura em estanho consiste em cobrir dois contactos de estanho permitindo uma ligação estanque entre ambos.
O processo é manual, exige alguma prática mas uma vez dominada os princípios nunca mais se esquecem.
Ferro de Soldar, Soldador
O ferro de soldar é o componente que funde o estanho, permitindo por isso a correcta ligação entre os conductores.
Um dos factores importantes do soldador é a durabilidade, geralmente são compostos com uma ponta que aquece por efeito de uma resistência electrica ligada ao sector.
No mercado e para efeitos desoldadura de componentes electrónicos existem dois fgrandes tipos de soldadores:
- Tipo Lápis - é um ferro de soldar clássico, na imagem um ferro de 30W é comum para utilizações frequentes quando existe a necessidade de executar várias soldaduras.
- Tipo Pistola - é utilizado maioritariamente quando se necessita de efectuar uma soldadura esporádica, quase todos incluem um transformador que produz alguma interferencia electro-magnética.
Existem no entanto ferros de soldar tipo pistola profissionais, este tipo de ferros normalmente têm grupos de resistência isolados com cerâmica, permitindo funcionamento permanente a potências baixas 20W-30W aumentando rapidamente em caso de necessidade.
Suporte do soldador:
Existem vários tipos de suportes, o suporte tem como função base isolar o ferro de locais e objectos que possam sofrer danos quando sujeitos a temperaturas 250ºC-350ºC.
Alguns suportes têm acessórios de limpeza de resíduos, esponjas por exemplo, que se destinam a limpar as áreas de contacto de resíduos de soldaduras anteriores.
A soldadura consiste em unir as partes a soldar de maneira que se toquem ficamdo cobertas com uma camada de estanho fundido que, uma vez arrefecido, constituirá uma verdadera união electrónica
- Tensão: A maioria dos ferros funcionam directamente no sector 110/220V. Entretanto, a baixa tensão (por exemplo 12V ou 24V) é geralmente valor comum de uma estação de soldadura.
- Potência: Tipicamente, podem ter uma avaliação de potência entre 15-25 watts, suficiente para a maioria de trabalho. Uma potência mais elevada não significa que o ferro fique mais quente - simplesmente meios que há mais calor de reserva para lidar com as junções com uma área maior. Isto depende em parte da ponta do ferro. Deve-se no entanto considerar a utilização de um ferro de maior potência quando se pretende fazer um trabalho contínuo maior, uma vez que um ferro de maior potência não arrefece tão rápidamente.
- Anti-estática: Se pretende soldar directamente componentes sensíveis à electricidade estática (CMOS, MOSFET) é conveniente ter um ferro de soldar não indutivo, e anti-estáticos de protecção ligados ás áreas junção (uma ligação a uma linha terra é na maior parte dos casos suficiente, se ligada directamente à zona da soldadura).
- Controlo de temperatura: Os modelos mais baratos não têm controlo de temperatura, os modelos com controlo de temperatura estão normalmente acoplados a estações de soldadura. Se possui um ferro com aquecimento resistivo pode fazer e adaptar um circuito de controle de temperatura
- Estações de soldadura: As estações de soldadura têm normalmente controlo de temperatura através de um LCD, a algumas executam as duas funções, soldam e removem a solda.
A Solda
A solda que geralmente chamamos de solda de estanho, na realidade não é composta apenas por estanho. A composição da solda varia a mais comum é composta aproximadamente por 60% de estanho e 40% de chumbo. A percentagem de estanho pode aumentar, aumentando por isso a qualidade da solda.
Para electrónica e montagem de circuitos, a solda mais utilizada é a que vem em fios de 0,8 a 1,2 mm de espessura e com proporção de estanho-chumbo de 60/40.
Antes de efectuar uma soldadura deverá assegurar-se de que:
- A ponta do ferro deve estar limpa.
- Que os contactos a soldar devem estar limpos, sem impurezas e ou óxidos.
- Que o ferro tem a potência e ou temperatura adequada para o que se vai soldar .
Após a verificação e ou limpeza dos componentese do ferro, aquece os objectos que vão sofrer a soldadura de uma forma uniforme, encostando o ferro a ambos, geralmente em menos de 3 segundos ambos ficam com temperatura adequada para proceder à soldadura, dependendo da massa de ambos os objectos.
Para soldar os componentes coloque solda directamente
sobre os objectos aquecidos evitando tocar directamente na ponta do ferro. A solda ao aquecer fica no estado semi-liquido preenchendo os espaços vazios, unindo as duas peças a soldar.
Retirar a solda, retirar o ferro de soldar, deixar que a solda arrefeça naturalmente.
Nunca soprar directamente sobre a soldadura, soprar produz o que se chama soldaduras frias que vão estalar mais tarde.
A solda deve ser colocada em contacto directo com o componente electrónico a soldar e as pistas.
Soldaduras Correctas
- Mínimo
- Óptimo
- Excessivo
Soldaduras Incorrectas
- Má soldadura do material a soldar
- Má soldadura da placa
- Má soldadura do material e da placa
Sem comentários:
Enviar um comentário